Estruturando a sessão por meio de jogos
A estruturação de tarefas representativas capazes de simular e reproduzir as condições presentes nos jogos de tênis é uma das chaves para uma intervenção efetiva por parte dos treinadores, favorecendo a aprendizagem e transferência do que foi aprendido para as partidas. Nesse curso apresentamos os princípios que norteiam a elaboração dessas tarefas, auxiliando os treinadores a organizarem o processo de ensino-aprendizagem-treinamento por meio do uso jogos.
Conteúdos: compreendendo o tênis enquanto modalidade esportiva de habilidades abertas; implicações para a prática e tipos de tarefas; ferramentas disponíveis para a elaboração de tarefas representativas.
Planejamento de aulas e treinos por meio das Táticas Básicas
As abordagens contemporâneas de ensino-aprendizagem-treinamento, reforçam a importância do trabalho conjunto de percepção/ação e de aprendizagem contextualizada da técnica. Nesse cenário, as táticas básicas aparecem com ponto de partida para elaboração de aulas/treinos mais dinâmicos e representativos. Nesse curso, damos continuidade no processo de melhoria da competência de planejamento, conectando os objetivos táticos propostos ao modelo de estruturação e seleção das tarefas apresentado em nosso curso “Estruturando a sessão de treino por meio de jogos”.