Nishesh Basavareddy e Lucie Havlickova são os campeões do Banana Bowl em Criciúma (SC)

Torneio terminou neste sábado no Sul de Santa Catarina

Criciúma (SC) – Terminou neste sábado em Criciúma (SC) o 52º Banana Bowl, o mais tradicional torneio de tênis juvenil da América Latina e um dos mais importantes do mundo. Na categoria 18 anos, a principal do evento, a tcheca Lucia Havlickova e o norte-americano Nishesh Basavareddy foram os grandes campeões. As disputas foram realizadas no Clube Mampituba.

Na decisão feminina, Havlickova (43ª no ranking mundial ITF) manteve o embalo para chegaer ao título. Depois de furar o qualifying, ele teve atuações consistente durante todo o torneio e mostrou confiança no duelo contra a canadense Annabelle Xu (50ª), vencendo por duplo 6/2.

"Esse é o título mais importante da minha carreira, eu estou muito feliz. Foi algo muito especial, um desafio muito grande. Só tenho a agradecer à Confederação Brasileira de Tênis, que me deu um wild card para competir, então sem esse apoio nada disso teria acontecido", comemorou a tenista de 16 anos.

Na final dos garotos, o norte-americano Nishesh Basavareddy (82º) coroou a gira de torneios na América do Sul com mais um título. Depois de conquistar o título do Brasil Juniors Cup em Porto Alegre, o jovem de 16 anos levantou também o troféu do Banana Bowl ao vencer o esloveno Bor Artnak (28º) por 6/1 e 6/4.

"Definitivamente, foram as melhores duas semanas da minha vida. No ano passado, eu estava me recuperando de uma lesão, então meu ranking não estava tão bom. Mas consegui vir aqui e me superar. Foram dois torneios com um nível altíssimo de tênis, o que me deixa ainda mais feliz por conseguir conquistar esses dois troféus que são os mais importantes da minha carreira até o momento", destacou o campeão.

O Banana Bowl tem grau de pontuação JA e está entre os principais do ranking mundial da ITF na categoria 18 anos. O torneio recebeu ainda as categorias 14 e 16 anos, que pontuam para o ranking sul-americano, e a categoria 12 anos, valendo para o ranking nacional da CBT.

Brasileiros são campeões nas categorias 16 e 14 anos

Valendo pontos para o ranking sul-americano, as categorias 16 e 14 anos tiveram brasileiros como campeões nas chaves masculinas. Na 16 anos, o paranaense Gustavo Almeida manteve a hegemonia no continente e faturou o título com a vitória sobre o argentino Ramiro Toninelli por 2 sets a 0: 6/0 e 6/2. Nos 14 anos, o brasiliense Pedro Chabalgoity superou Dante Pagani, da Argentina, por 6/3 e 6/4.

Também foram destaques entre os mais jovens as atletas Yasmin Costa e Victoria Barros, que terminaram, respectivamente, com a segunda colocação nas categorias 16 e 14 anos.

O Banana Bowl é realizado pela Confederação Brasileira de Tênis, com a chancela da Federação Internacional de Tênis (ITF) e da Confederação Sul-Americana de Tênis. O torneio tem o patrocínio de BRB - Banco de Brasília, Adega Online, W.A. Sport, Wilson, Água Santa Rita e Prefeitura de Criciúma. Apoio da Federação Catarinense de Tênis e Clube Mampituba.

Resultados de sábado

18 anos
Nishesh Basavareddy (USA) d. Bor Artnak (SLO) 61 64
Lucia Havlickova (CZE) d. Annabelle Xu (CAN) 62 62

16 anos
Gustavo Almeida (BRA) d. Ramiro Toninelli (ARG) 60 62
Francesca Bunikowska (PER) d. Yasmin Costa (BRA) 62 63

14 anos
Pedro Chabalgoity (BRA) d. Dante Pagani (ARG) 63 64
Sabrina Balderrama (VEN) d. Victoria Barros (BRA) 75 76(3)

12 anos
Livas Damazio d. Thaigo Santana 61 64
Nahuhany Silva d. Maria Eduarda 60 61