Duelo entre professores de tênis marca finais da Copa Gotardo Pneus Open de Tênis

ice-presidente técnico da FMTT, Bruno França aponta para crescente profissionalização dos torneios da modalidade

Emerson Gama supera Pio Nunes por dois sets a zero na final da 1? Classe Pro na Copa Gotardo Pneus Open de Tênis, finalizada nesse domingo (17.10), válida como décima etapa do Circuito Mato-grossense de Tênis 2021, no Clube Monte Líbano (CML), em Cuiabá-MT. E Rafael Araújo e Carolina Beltramin sagram-se campeões na 1? Classe e na 1? Classe Feminina, respectivamente.

Os professores de tênis, Emerson Gama, de 40 anos, e Piu Nunes, de 38 anos, confrontaram-se nas finais da categoria de maior nível técnico, a 1? Classe Pro, e Gama faturou o troféu com placar parcial de 6/3 e 6/2. Assim ambos os tenistas garantiram mais 180 e 120 pontos, respectivamente, para suas classificações no ranking estadual e se aproximam da classificação para o Master 2021.

“A partida começou pegada no início, com muita competitividade, mas consegui balançar o adversário de um lado para outro na quadra e isso ajudou a minar as energias dele. Dessa forma, saí com a vitória. E a família Gama, eu e meu filho Richard, e a família Nunes, os irmãos Robson e Piu, devemos nos enfrentar de novo no Master.”, conta o campeão do torneio, Emerson Gama.

No ranking da 1? Classe Pro, Emerson Gama está entre os “Top Five” e os 180 pontos adquiridos devem firmá-lo nessa posição entre líderes e, após o próximo recalculo de pontos do ranking, tais pontos podem ter lhe garantido vaga no Master. Além dele, Piu Nunes, que atualmente está empatado na sétima posição, soma mais 120 pontos e deve subir para dentro do “Top Five” da categoria.

Ainda sem o acréscimo dos pontos da Copa Gotardo Pneus, Richard Gama, 18 anos, filho de Emerson Gama, lidera a 1? Classe Pro com 830 pontos, seguido pelo paulista, Laelson Rodrigues, 22 anos, com 650 pontos, depois está Robson Nunes, 41 anos, irmão de Piu Nunes, com 510 e então Emerson Gama com 370 pontos. Sendo ao todo 36 inscritos ranqueados nessa categoria.

Outras Principais

Na 1? Classe, Rafael Araújo, de 16 anos, na 3? posição do ranking, vence Edberg Rezende, 30 anos, por 2/6, 6/4 e 11/9 na final da categoria na Copa Gotardo Pneus Open de Tênis e garante mais 180 pontos e passagem segura para dentro do Master. Além dele, o líder, Mário Meira, de 43 anos, e o vice-líder, Givanildo Almeida, de 59 anos, também estão garantidos para o Master.

Na 1? Classe Feminina, Carolina Beltramin, 14 anos, campeã do ranking 2020 e favorita para o título do ranking 2021, venceu Raquel Bleich, 43 anos, por dois sets a zero e placar parcial de 6/3 e 6/0 na final da categoria na Copa Gotardo Pneus. E, com mais os 180 pontos da vitória, se isola como líder indiscutível e fica com a possibilidade de garantir o reinado de forma antecipada.

Profissionalismo

De acordo com o vice-presidente técnico da Federação Mato-grossense de Tênis (FMTT), Bruno França, os torneios de MT cresceram significativamente nos últimos sete anos, tanto na quantidade de eventos realizados por ano quanto na quantidade de cidades-sede envolvidas e número de participantes, e, por conta disso, nasceu naturalmente a necessidade de mais profissionalização.

“Tivemos atuação de árbitros auxiliares credenciados pela CBT. Eles explicaram as regras de tempo e código de conduta para os tenistas e isso deu celeridade nos jogos. Por isso, mesmo com chuva na sexta, nós praticamente não tivemos atrasos nos horários das partidas. E essa presença dos árbitros surgiu da demanda dos próprios tenistas, que queriam alguém para lhes orientar sobre o que poderiam ou não fazer em quadra”, disse o vice-presidente, Bruno França.

Calendário

O período de inscrições fica aberto na semana anterior à data de início.
11ª Etapa (open) – 27 a 31.10, na academia Benegas Tênis, em Sorriso;
12ª Etapa (open) – 19 a 21.11, na academia Ace Tênis, em Primavera do Leste;
13ª Etapa Master (close) – 29.11 a 05.12, no Cuiabá Tênis Clube, em Cuiabá.

Administração

A Federação Mato-grossense de Tênis (FMTT) gere a prática das modalidades esportivas Tênis e Beach Tennis em Mato Grosso. E a diretoria (2018-2022) é composta pelo presidente, Rivaldo Barbosa, vice-presidente técnico, Bruno França, vice-presidente administrativo e de finanças, Maria do Carmo Mendes, vice-presidente de relações esportivas, Joílson Borges e pelo diretor de Beach Tennis, Adalberto Bião Neto. Com sede, no Clube Monte Líbano, em Cuiabá.

Contatos

Site: https://www.tenisintegrado.com.br/perfil2/inicio/5465
Flickr: https://www.flickr.com/photos/190794009@N08/albums
Facebook: https://www.facebook.com/FMTT.Tennis/
Instagram: https://www.instagram.com/fmttenis/
Gerente de Comunicação: Junior Martins (65)99611-8288 (WhatsApp)
Crédito Fotógrafo (Lei 9610/98): Junior Martins

  Crédito Fotógrafo (Lei 9610/98): Junior Marti