Brasil é campeão do Sul-Americano 16 anos de tênis no Paraguai

Assunção (Paraguai) – O Time Brasil BRB atingiu um grande feito neste sábado. Em Assunção, no Paraguai, a equipe masculina foi campeã do Sul-Americano 16 anos, vencendo a final contra a Argentina por 2 partidas a 1. O resultado garantiu a classificação dos garotos para o Mundial da categoria. Na chave feminina, o tênis brasileiro terminou na quarta colocação em uma semana com grandes exibições das atletas.

A final masculina foi de fortes emoções. O argentino Gonzalo Zeitune venceu o primeiro jogo do dia sobre o brasileiro Luis Felipe Carvalho por 6/3 e 6/1. Depois, Matheus Lima deixou o confronto igual ao superar Nicolas Eli por 7/6 (5) e 6/4. A partida decisiva foi nas duplas, com Henrique Brito/Matheus Lima superando Nicolas Eli/Gonzalo Zeitune por 6/3 e 7/5.

"Fizemos uma boa preparação durante a semana e deu tudo certo. Na final, conseguimos faer uma grande partida contra a Argentina. O importante é que foi uma semana muito proveitosa de trabalho, com os atletas bem consciente e jogando de igual para igual com todo mundo", destaca o capitão Rodrigo Ferreiro.

No feminino, as brasileiras terminaram na segunda colocação durante a fase de classificação e disputaram o terceiro lugar contra o Chile. As chilenas venceram o confronto decisivo pelo bronze por 2 a 0, com Antonia Vergara superando Gabriela Felix por 6/2 e 6/3 e Martina Pavissich ganhando de Carolina Laydner por 6/3, 5/7 e 6/2. Também compôs o grupo feminino durante a competição a jovem Olívia Carneiro.

"Jogamos em um grupo bem duro, com todos os times muito equilibrados e fomos para a partida decisiva valendo a vaga no Mundial. Infelizmente, por um detalhe, a gente não conseguiu e ficou no quarto lugar. Mas temos que dar os parabéns para as meninas, que foram muito bem, e esperamos contar com elas no próximo ano", destaca a capitã Fernanda Ferreira.

O Sul-Americano 16 anos é classificatório para o Mundial da categoria, que será realizado em Antália, na Turquia, na semana de 28 de setembro. Classificaram-se os três melhores times do masculino e os três melhores do feminino.


Resultados do Brasil durante a competição

MASCULINO
Brasil 2 x 1 Peru
Brasil 3 x 0 Equador
Brasil 3 x 0 Uruguai
Brasil 3 x 0 Colômbia
Brasil 2 x 1 Argentina (Final)

FEMININO
Brasil 2 x 1 Colômbia
Brasil 2 x 1 Paraguai
Brasil 0 x 3 Argentina
Brasil 1 x 2 Bolívia
Brasil 0 x 2 Chile (disputa do 3º lugar)