Rafael Westrupp é eleito presidente da Cosat

Brasileiro foi escolhido para dirigir a entidade pelos próximos quatro anos

Assunção (Paraguai) - A Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat) realizou nesta sexta-feira (26) a Assembleia Geral. No encontro, em Assunção, no Paraguai, foi realizada a eleição para a diretoria executiva pelos próximos quatro anos, e o brasileiro Rafael Westrupp foi eleito como presidente da entidade máxima do tênis na América do Sul.

Pouco antes do pleito, o boliviano Edmundo Rodriguez retirou a sua candidatura e Rafael foi aclamado ao cargo, contando com o apoio integral dos presidentes das federações nacionais para liderar os trabalhos do tênis no continente e responder pela América do Sul junto à ITF.

"Estou muito feliz com o êxito nesta eleição, que é o reflexo da união das federações nacionais. Nos últimos anos, a Cosat esteve sob a liderança ímpar do Camilo Pérez, o que gera uma grande responsabilidade sobre o trabalho a ser realizado na gestão que se inicia agora. Espero que possamos dar continuidade a isso", destaca Westrupp.

Atualmente presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Rafael Westrupp continuará à frente da entidade máxima da administração do tênis brasileiro, em conformidade com os estatutos da Cosat e da CBT.

Na Cosat, Westrupp já traçou alguns planos com o intuito de contribuir para o desenvolvimento do esporte no continente, com iniciativas voltadas para o tênis juvenil e profissional, para o tênis em cadeira de rodas e também para o beach tennis. "Vamos trabalhar no sentido de estabelecer ações importantes, que trarão amplitude ao trabalho realizado pela Cosat, tendo como norte a realização e introdução de grandes eventos", afirma.

Entre os objetivos propostos para a gestão estão a ampliação das relações institucionais da Cosat, a fim de firmar novas parcerias com entidades da Europa e da América do Norte para o desenvolvimento do tênis continental; a introdução de novas ações que se somem ao calendário já existente do tênis infantojuvenil; o desenvolvimento contínuo do tênis em cadeira de rodas e do beach tennis; além da busca por novos parceiros comerciais que possam fortalecer e ajudar a desenvolver o tênis sul-americano.

A Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat) é a entidade reconhecida pela Federação Internacional de Tênis (ITF) como a órgão regulador do tênis na América do Sul. Atualmente, estão filiadas a ela as federações e confederações de tênis de Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Chile, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, cada uma com direito a um voto na Assembleia Geral.