Top 10 mundial, Pedro Boscardin vence na estreia no Brasil Juniors Cup

Porto Alegre (RS) - O Brasil terá pelo menos dois atletas nas oitavas de final da categoria 18 anos do Brasil Juniors Cup, torneio infantojuvenil que reúne alguns dos melhores tenistas do mundo. Nesta terça-feira, o catarinense Pedro Boscardin venceu o eslovaco Peter Privara e se juntou ao mineiro João Loureiro na segunda rodada do torneio, que terá início nesta quarta-feira em Porto Alegre.

Boscardin, que nesta semana chegou ao 9º lugar do ranking mundial juvenil e figurou pela primeira vez no top-10, vem embalado e com confiança. Na última semana, ele chegou à final do J1 no Paraguai, em torneio com o mesmo grau de pontuação que o disputado na capital gaúcha. A estreia, no entantanto, foi bastante equilibrada, com o melhor início do brasileiro e a reação do adversário a partir do segundo set.

"Toda estreia é um pouco diferente de qualquer outro jogo, é mais nervoso. No segundo set, ele ganhou muita confiança, começou a sacar bem e a partida complicou bastante. No terceiro, aumentei bastante minha energia e voltei a dominar os pontos. Tem sido um começo de ano muito bom, consegui chegar na final no primeiro torneio que disputei, no Paraguai, e estou confiante para essas duas semanas de torneios no Brasil", analisou o tenista de Joinville (SC).

Também nesta terça-feira outros dois brasileiros pararam na primeira rodada. Lorenzo Esquici perdeu para o norte-americano Aidan Kim por 2/6, 6/3 e 6/2, Murilo Burckhardt foi superado pelo croata Mili Poljicak por 6/1 e 6/2 e João Schiessl teve a partida contra o português Miguel Gomes adiada para esta quarta-feira.

O sueco Leo Borg, número 43 do mundo no ranking da ITF, venceu o sérvio Marko Topo, cabeça de chave número 6 da competição, por 6/3, 6/7 e 6/1. Mais uma vez, ele contou com o apoio do pai, Björn Borg (11 vezes campeão de Grand Slams) na arquibancada. Leo volta a jogar na quinta-feira, contra o norte-americano Aidan Kim.

Nesta quarta, o único brasileiro em quadra na categoria 18 anos pela segunda rodada será João Loureiro, que para chegar às quartas de final terá que passar pelo equatoriano Alvaro Meza.

O Brasil Juniors Cup é um torneio de nível J1 e está entre os mais importantes no cenário internacional, abaixo apenas dos Grand Slams e dos JA. Por isso, a competição atrai os principais atletas do planeta. A categoria 18 anos é disputada nas quadras da Associação Leopoldina Juvenil. As categorias 16, 14 e 12 anos são na Sogipa. Os participantes foram divididos em sedes diferentes para evitar aglomerações e respeitar o limite de pessoas presentes nos clubes.

O torneio segue os protocolos determinados pelas autoridades municipais e estaduais do Rio Grande do Sul, conforme as orientações do Modelo de Distanciamento Controlado em uso no Estado em relação ao controle do Covid-19. Além de cumprir as determinações da Federação Internacional de Tênis para a prática do esporte, será adotada uma série de medidas restritivas, como acesso controlado aos locais de jogo, aferição de temperatura, realização de partidas sem presença de público externo, limitação do número de pessoas presentes nos clubes, disponibilização de álcool em gel, sanitização constante das áreas de uso comum, entre outras.

O Brasil Juniors Cup, sediado na Associação Leopoldina Juvenil e na Sociedade Ginástica de Porto Alegre (Sogipa), é organizado pela Confederação Brasileira de Tênis e pela Federação Gaúcha de Tênis, com apoio da Prefeitura de Porto Alegre e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O torneio tem as chancelas da Confederação Sul-Americana de Tênis (Cosat) e Federação Internacional de Tênis (ITF). Patrocínio de BRB - Banco de Brasília (patrocinador master do tênis do Brasil), Wilson, W A Sport, La Pastina, Cotiza Urbanismo, Master Hotéis, Água da Pedra e Frederes Turismo.

Terça-feira

RESULTADOS

Feminino

Solana Sierra (ARG) d. Clarine Lerby (NED) por 2/6, 7/6 e 6/0

Petra Marcinko (CRO) d. Maria Castedo (BOL) por 6/3 e 6/2

Tijana Sretenovic (SRB) d. Matilde Jorge (POR) por 6/2 e 6/1

 

Masculino

Leo Bord (SWE) d. Marko Topo (SRB) por 6/3, 6/7 e 6/1

Aidan Kim (USA) d. Lorenzo Esquici (BRA) por 2/6, 6/3 e 6/2

Oceane Babel (FRA) d. Michaela Laki (GRE) por 4/6, 6/4 e 6/4

Pedro Boscardin (BRA) d. Peter Privara (SVK) por 6/2, 5/7 e 6/2

Mili Poljicak (CRO) d. Murilo Burckhardt (BRA) por 6/1 e 6/2

Jack Anthrop (USA) d. Artem Podorozhnyi (UKR) por 6/2 e 6/4

Bruno Kuzuhara (USA) d. Ezequiel Monferrer (ARG) por 6/4 e 6/3

Miguel Gomes (POR) vs. João Schiessl (BRA) *Partida adiada


Confira a chave e a programação da categoria 18 anos

Confira a chave e a programação das categorias 14 e 16 anos

Confira a chave e a programação das categorias 12 anos