COMUNICADO FCT

COMUNICADO

 

A FEDERAÇÃO CATARINENSE DE TÊNIS vem a público demonstrar sua solidariedade a todos os seus tenistas filiados, clubes sociais, academias e professores de tênis e beach tennis nesse triste episódio que estamos enfrentando com a disseminação da COVID-19.

Temos respeitado a política do isolamento social e estamos acatando na íntegra as disposições contidas nos três Decretos emitidos pelo Governo do Estado de Santa Catarina.

No entanto, com a liberação de algumas atividades, observamos que não estão coerentes as últimas determinações do Governo Estadual, que, com todo respeito, nos leva a concluir que a prática de nossa modalidade esportiva é muito menos prejudicial à disseminação do vírus, uma vez que não existe qualquer contato físico e o distanciamento existente entre os atletas é mais de 2 (dois) metros do que o recomendado, assim ocorrendo também com os professores que gostariam e precisam ministrar suas aulas particulares.

Ratificamos que não estamos medindo esforços para liberação imediata da prática da modalidade em todo Estado de Santa Catarina, sejam nos Clubes, academias e demais locais.

Em atenção às recomendações da OMS, bem como, da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE) entendemos que o estímulo à prática não infringirá qualquer ordem governamental se praticadas com todos os cuidados que o momento exige. Resolvemos criar algumas medidas para que, sem qualquer aglomeração, possam nossos amantes do tênis e beach tennis continuar praticando o esporte.

As normas abaixo servem para quem já está praticando em casa ou em qualquer outro local, como também para ser executada no momento em que referida atividade for liberada pelo Governo do Estado até que se acabe o estado de calamidade pública.

Seguem as normas indispensáveis a serem seguidas para as aulas de tênis e beach tennis:

- As aulas deverão ser individuais;

- Os espaços comuns precisam estar fechados, como salas e lanchonetes;

- Não devem ser usados vestiários ou banheiros;

- Deve haver espaço entre os horários para que as pessoas saiam da quadra sem contato com as que entram;

- Não espere seu horário ao lado da quadra. Dê tempo e espaço para a saída de quem estava em quadra;

- Não faça qualquer nenhum contato físico, professor e aluno;

- Nenhuma outra atividade social deve acontecer exceto o bate-bola da aula propriamente dita;

- Lave as mãos ou use álcool em gel antes e depois da prática;

- Limpe todo seu equipamento após a prática;

- Jamais empreste sua raquete;

- Sempre que possível, use bolas novas;

- Não use a mão para remover a bola do chão, use a raquete e/ou os pés;

- O professor deverá utilizar luvas;

- O aluno deverá levar sua própria garrafinha de água;

- Após a aula o aluno deverá se dirigir imediatamente para casa.

 

Estamos juntos nessa luta e contem sempre com o nosso apoio.