Dezessete tenistas faturam troféus de campeões no Circuito Estadual

Torneio Copa Sorpan teve 208 inscrições, transmissão online de partidas e premiação em dinheiro à principal categoria

O Circuito Estadual de Tênis de Mato Grosso teve a 12ª etapa encerrada nesse fim de semana, de 16 a 22 de setembro, chamada 17ª Copa Sorpan Duas Rodas de Tênis, na academia Tennis Company, em Cuiabá-MT, e dezessete tenistas venceram as categorias e se sagraram campeões do torneio. E os vencedores representaram as cidades de Sinop, Tangará da Serra, Sapezal e Cuiabá.

Na categoria de maior nível técnico, a 1ª Classe Pro(fissional), Marvin Spiering, 22 anos, de Sinop, conquistou o lugar mais alto do pódio ao vencer quatro jogos. Superou Kaue Noatto por duplo 6-1 nas oitavas, venceu João Paulo Silva por duplo 6-0 (bicicletinha) nas quartas, ganhou de Robson Nunes por 6-0 e 6-3 nas semifinais e sagrou-se campeão ao vencer Higor da Silva por 6-2 e 6-1.

“Entrei um pouco perdido na quadra, pois nunca havia jogado com o Higor. Foi complicado no início, com pontos longos que desgastaram fisicamente, mas eu soube sair. No 2° set entrei mais agressivo e constante e me sai bem. Trabalho com tênis social em Sinop, estudo educação física e me preparo à carreira de professor de tênis, quero treinar atletas para competição”, conta Marvin Spiering.

O vice-campeão da 1ª Classe Pro, Higor da Silva, 24 anos, de Uberlândia-MG, mas residente em Mato Grosso desde 2017, teve quatro partidas, venceu três delas e perdeu a final. Começou com vitória sobre Hélio Oliveira por 6-2 e 6-4, depois venceu Lucas Lima por duplo 6-4, ganhou de virada de Kennedy Gregório por 3-6, 6-4 e 10-3 nas semifinais e somente perdeu para Marvin na final.

“Sabia que seria uma final difícil. O Marvin é sólido e tem ritmo e nós professores temos dificuldade para vencê-lo. Foi uma final legal, consegui jogar bem dentro de minhas limitações e ele tem todo o mérito da vitória. Eu mudei de Uberlândia para Sinop em 2017 e sete meses atrás mudei de Sinop para Cuiabá. Eu e Kennedy arrendamos a Cia do Tênis e temos dado aulas lá”, disse Higor da Silva.

Em suas adolescências, tanto Marvin Spiering quanto Higor da Silva já figuraram entre os campeões brasileiros nas categorias infanto-juvenis de 12 a 16 anos. E Marvin já competiu em inúmeros torneios da International Tennis Federation (ITF) e pontuou no ranking mundial da Association of Tennis Professionals (ATP). Hoje são professores de tênis em Sinop e Cuiabá, respectivamente.

Formando uma campeã

Campeã na 2ª Classe Feminina e vice-campeã na 1ª Classe Feminina na 17ª Copa Sorpan, Lara Bela Frederico, 14 anos, de Cuiabá, se prepara para entrar no circuito brasileiro. E, de acordo com o treinador, Livas Tarcílio Damásio, o Circuito Estadual ajuda para treinar a jovem. Segundo ele, Lara Bela começou a experimentar nacionais neste ano, participará de outros e entrará firme em 2021.

“Faz cerca de um ano e meio que começamos um trabalho de alta performance com a Lara Bela. O estadual tem sido de grande valia na preparação técnico-tático e emocional e não abrimos mão dessa participação. Ela já teve a primeira vivência em nacional na Copa das Federações deste ano, participará de três ou quatro nacionais em 2020 e entrará pra valer em 2021”, disse Livas Tarcílio.

“Tenho aprendido a ter mais controle sobre o que acontece no jogo. Hoje consigo manter a bola por mais tempo dentro da quadra e consigo arriscar jogadas sem perder o controle sobre ela. Ainda não tenho certeza, mas acho que já vou para um nacional em novembro. Será só para dar uma olhada e ganhar um pouco de experiência. O foco mesmo é 2020 e 2021”, avalia a tenista, Lara Bela Frederico.

Próximos Torneios

A Federação Mato-grossense de Tênis (FMTT) promoverá mais quatro torneios válidos pelo Circuito Estadual de Tênis neste ano. Em que a 13ª das 16 etapas será realizada na Seven Academia de Tênis, de 02 a 06 de outubro, esse será o evento de inauguração da academia, em Nova Mutum. E as inscrições poderão ser feitas com a academia ou pelo site da FMTT (www.tenisintegrado.com.br/).

Mais informações serão disponibilizadas na página da federação no Facebook e ou também podem ser pegas por meio do WhatsApp da FMTT, (65)99925-5536.

Campeões Copa Sorpan

1ª Classe Pro – Marvin Spiering (Sinop)

1ª Classe – Alexandre Leite

1ª Classe +34 – Edinei Noatto

1ª Classe Feminina – Debora Lemes (Tangará da Serra)

2ª Classe – Rafael Dorileo

2ª Classe Feminina – Lara Bela Frederico

2ª Classe +34 – Clebiano Nogueira

3ª Classe – Ely Cleverson

3ª Classe Feminina – Lara Gabriela

4ª Classe – Antônio Carlos dos Santos (Sapezal)

5ª Classe – Thiago Baungart

Principiante – André Aragão

Infanto-juvenil 12 anos – Rhuan de Oliveira

Tennis Kids 9 anos – Kael

Tennis Kids 9 anos Feminino – Beatriz

Tennis Kids 10 anos – João

Tennis Kids 10 anos Feminino – Ana Laura

Texto: Junior Martins/FMTT

Crédito Fotógrafo: Junior Martins/FMTT