Fonseca e Melo vencem jogo emocionante são campeões de duplas do Rio Open
Rio de Janeiro (RJ) - Pelo terceiro ano consecutivo, o Rio Open teve o título das duplas conquistado por tenistas brasileiros no Jockey Club Brasileiro, com o primeiro ATP vencido em casa na carreira de João Fonseca e o segundo consecutivo de Marcelo Melo, tenista que mais vezes chegou à final do maior torneio de tênis da América do Sul.
Fonseca e Melo derrotaram o alemão Constantin Frantzen e o holandês Robin Haase, de virada, por 4/6 6/3 10-8. Na chave de simples, o título ficou com o argentino Tomas Etcheverry, que derrotou o chileno Alejandro Tabilo, por 3/6 7/6 6/4, e conquistou o primeiro título ATP da carreira.
O carioca fatura o primeiro título de duplas da carreira e o terceiro no geral. Ele já havia vencido em simples os torneios ATP 500 da Basileia e ATP 250 de Buenos Aires, e mantém o aproveitamento de 100% em finais, tendo vencido as três disputadas.
Melo repetiu o feito do ano passado, quando foi campeão ao lado de Rafael Matos, e chega ao título de número 41 na carreira. Ele dedicou a conquista ao pai Paulo Ernane, que morreu no ano passado, um dia depois do título do mineiro em solo carioca.
"Eu vou dedicar esse título ao meu pai, que no ano passado infelizmente veio a falecer um dia depois do meu título aqui. Então, pai, esse título é seu. Não tirando minha mãe que está aqui, o título também é seu", disse emocionado.
Antes da premiação, o ex-número 1 do mundo deu todos os méritos da conquista a Fonseca e chamou a atenção para a frieza do parceiro nos dois pontos finais que decidiram o título.
"Esse cara aqui é especial, é muito especial! Muita gente pega no pé dele, é injustiça. Esse cara é brincadeira, vocês podem ver o que ele fez agora, mérito total dele, hoje eu só acompanhei. Durante todo o torneio, outros jogos também. 8/8 no super e o cara me dá winner, depois da um ace, mostra o tanto que a mentalidade dele é de campeão. Vitória dele!", disse Melo.
Fonseca também se emocionou durante a cerimônia de premiação e dedicou o título ao fisioterapeuta Egídio, que perdeu a mãe há poucos dias. O carioca também mostrou confiança de que também ganhará o título de simples no torneio com o qual tem uma longa relação. Ainda vou ganhar esse torneio de simples, eu acredito, mas enquanto isso a gente ganhou a dupla e está ótimo", disse Fonseca.
"Não posso deixar de agradecer ao Egidio (fisioterapeuta) que perdeu a mãe anteontem, agradecer a ele pelo profissionalismo e tenha certeza que a sua mãe está descansando", completou muito emocionado o jovem tenista carioca.
Fonseca festeja semana especial e Melo ressalta patamar do título no Rio Open
Campeões de duplas do Rio Open, João Fonseca e Marcelo Melo destacaram em entrevista coletiva o significado do título vencido em casa, na Quadra Central Guga Kuerten, e a influência que o resultado pode ter na sequência da temporada.
"Com certeza traz mais confiança. Eu não vou dizer que tira a pressão, a pressão vai vir momentaneamente quando entrar na quadra e tem que saber lidar com ela. Mas eu diria que me traz mais convicção, mais confiança. Com certeza é uma semana especial para mim, que eu vou levar pra minha vida como aprendizado, por ter sido tão especial", disse Fonseca.
Campeão de Roland Garros em 2015 e Wimbledon em 2017, além de nove títulos de Masters 1000, Marcelo Melo apontou o segundo título conquistado no maior torneio de tênis da América do Sul entre os mais especiais da carreira.
"Eu acho que se tornou mais especial por estar jogando com o João, no momento que ele vem, na casa dele, é uma energia diferente, então esse título realmente pra mim é muito importante", disse Melo.
"Para validar mais para mim mesmo o nível que eu ainda posso jogar, das coisas que eu venho investindo, para continuar no caminho ainda, que eu acho que ainda posso prosperar, mas eu coloco esse título, vou botar esse título logo atrás dos meus Grand Slam", completou.
Fonseca destacou o aprendizado que teve com na semana com a experiência do parceiro nas duplas, enquanto Melo também ressaltou a qualidade mostrada pelo carioca nas situações em que foi preciso lidar com pressão.
"Sensacional compartilhar a quadra com ele. A gente tem uma relação fora quadra que é muito especial, a gente consegue, apesar de uma grande diferença de idade, a gente tem raciocínios parecidos e as conversas são super maduras e sempre legais, beneficiam os dois, então eu acho que eu aprendi bastante nessa dupla, a mentalidade que ele tem de enfrentar os momentos difíceis", disse Fonseca.
"Ele tem 19 anos, e o que jogou hoje e jogou durante o torneio, do 8 a 8, jogando em casa, queira ou não queira, simples ou dupla, você tem que ter um algo diferenciado para fazer o que ele fez hoje. O Melo estava lá também, mas realmente quem foi decisivo hoje foi o João e eu acho que ele merece ser decisivo igual foi hoje, em uma quadra lotada, em casa. Eu sei que para ele é importante, para mim é extremamente importante também", completou Melo.
