CBT reforça alto rendimento do TCR com equipamentos de ponta para atletas brasileiros

Investimento para aquisição de cadeiras de rodas de última geração, viabilizada em parceria com o Comitê Paralímpico Brasileiro, ultrapassou R$ 520 mil

São Paulo (SP) - A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) realizou a aquisição de cadeiras de rodas esportivas de última geração para atletas do Tênis em Cadeira de Rodas (TCR). Os equipamentos, considerados os mais avançados do mundo atualmente, foram adquiridos por meio de um termo de convênio com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), com investimento superior a meio milhão de reais.

A entrega das cadeiras aconteceu no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro, com a presença do presidente da CBT, Alexandre Farias, do vice-presidente do CPB, Yohansson Nascimento, e de Ana Beatriz de Carvalho, representante da Mobility, empresa fornecedora das cadeiras e responsável pela retirada das medidas e pelas adaptações específicas para cada atleta.

Foram contemplados os atletas Daniel Rodrigues, Diego Kohlrausch, Vitória Miranda, Jade Lanai, Ymanitu Silva, Leandro Pena e Luiz Calixto. Daniel Rodrigues, Ymanitu Silva e Leandro Pena não estiveram presentes no CPB para o recebimento das cadeiras, pois estão na Austrália para a disputa do Australian Open. Após o retorno ao Brasil, os três atletas receberão os novos equipamentos.

As cadeiras são da marca RGK, referência mundial em tecnologia esportiva, e foram adquiridas seguindo critérios previamente estabelecidos e divulgados pela CBT. Para a seleção dos atletas, foram considerados os rankings da Federação Internacional de Tênis (ITF) de 28/07/2025, contemplando os dois melhores atletas de cada categoria, com adendo de que "caso algum atleta seja contemplado em duas ou mais categorias, o benefício não será transferido para o próximo em nenhuma das categorias."

Para o presidente da CBT, Alexandre Farias, o momento representa um avanço importante para a modalidade no país. “Hoje é um dia muito especial para o TCR brasileiro. Estamos entregando sete cadeiras de rodas da empresa RGK, com o apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro. São equipamentos de alta tecnologia, que vão contribuir muito para o desempenho dos nossos atletas no circuito mundial. Eles já conquistam ótimos resultados e, agora, com o que há de melhor no mundo, tanto a base quanto o desenvolvimento da modalidade como um todo serão ainda mais fortes. Não apenas pensando em 2026, mas em todo este ciclo paralímpico.” Afirmou Farias.

O vice-presidente do CPB, Yohansson Nascimento, destacou a importância da parceria entre as entidades. “Este é um dia muito importante aqui no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro. É mais um fruto dessa parceria entre a CBT e o CPB, trazendo o que existe de melhor e mais tecnológico para os atletas do TCR. Temos ótimas expectativas de resultados e medalhas, já projetando também o ciclo rumo aos Jogos Paralímpicos de 2028.” Comentou Yohansson.

Luiz Calixto, atleta de 18 anos que fará em 2026 sua primeira temporada no profissional, comemorou a chegada da nova cadeira. “Estou muito feliz. É um equipamento de altíssima qualidade, que vai me ajudar a alcançar meus próximos objetivos. É algo que sempre sonhei e que certamente vai potencializar ainda mais o meu esforço. Agradeço à CBT e ao CPB por este grande projeto”. Disse Calixto.

Responsável pelo processo de personalização das cadeiras, Ana Beatriz de Carvalho explicou como foi realizado o trabalho junto aos atletas. “Participamos de todo o processo de prescrição e confecção das cadeiras esportivas de tênis para os atletas da Confederação Brasileira de Tênis. Foram realizadas coletas detalhadas de medidas para que cada atleta tenha um equipamento totalmente configurado e personalizado de acordo com o seu corpo. Após essa etapa, a equipe de engenharia da RGK avalia se são necessárias novas adaptações, sempre visando a melhora da performance e da segurança. Agradecemos à CBT e aos atletas pela confiança.” 

A iniciativa reforça o compromisso da CBT e do CPB com o desenvolvimento do tênis em cadeira de rodas no Brasil, oferecendo aos atletas condições de excelência para competir em alto nível no cenário internacional.

  CBT