CBT lança Circuito Nacional Infantojuvenil de Tênis 2026 e renova parceria com o CBC
Florianópolis (SC) - A Confederação Brasileira de Tênis (CBT) anunciou oficialmente nesta sexta-feira (09), o lançamento do Circuito Nacional CBT Infantojuvenil de Tênis 2026, uma das principais competições do calendário do tênis de base no país. O circuito contará com seis eventos ao longo do ano, passando por diferentes regiões do Brasil, reunindo os principais talentos das infantojuvenis do tênis brasileiro.
A edição de 2026 marca também a renovação da parceria entre a CBT e o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) por mais um ano, fortalecendo o compromisso conjunto com o desenvolvimento do tênis nacional. Por meio dessa parceria, atletas e clubes filiados ao CBC terão benefícios de passagem aérea ao longo da temporada 2026, ampliando o acesso às competições e incentivando a formação esportiva.
Calendário do Circuito Nacional CBT Infantojuvenil 2026
1ª Etapa – Belém/PA - 21 de fevereiro a 4 de março
Local: Assembleia Paraense, Sede Campestre
2ª Etapa – Belo Horizonte/MG - 13 a 24 de abril
Local: Minas Tênis Clube
3ª Etapa – Itajaí/SC - 12 a 23 de maio
Local: Itamirim Clube de Campo
Brasileirão – Uberlândia/MG - Data a definir
Local: Praia Clube
4ª Etapa – São José dos Campos/SP - 14 a 25 de junho
Local: Associação Esportiva São José
5ª Etapa – Curitiba/PR - 14 a 25 de setembro
Local: Clube Curitibano
Todas as etapas do circuito contarão com pontuação G1+ e GA, enquanto o Brasileirão terá pontuação GA e GA+, reforçando a importância competitiva do evento no ranking nacional.
Parceria entre CBT e CBC fortalece a base do tênis brasileiro
Para o presidente da Confederação Brasileira de Tênis, Alexandre Farias, a continuidade da parceria com o CBC é estratégica para o futuro da modalidade no país. “A renovação da parceria entre a CBT e o Comitê Brasileiro de Clubes para 2026, visando a realização do Circuito Infantojuvenil Brasileiro, reafirma o compromisso de duas instituições que acreditam profundamente no fortalecimento da base do tênis nacional. Esse projeto vai muito além de competições: ele representa desenvolvimento, formação e a construção de um futuro sólido e sustentável para o nosso esporte.”
Sobre a importância do investimento nos jovens atletas, Farias afirmou. “Investir na base é investir na sustentabilidade do tênis brasileiro. É garantir oportunidades, ampliar o acesso, fortalecer clubes e federações e criar um ambiente estruturado para que nossos jovens possam crescer, evoluir e sonhar dentro do esporte. A CBT e o CBC caminham juntos com esse propósito, com seriedade, planejamento e visão de longo prazo, certos de que é assim que se constroem resultados duradouros para o tênis do Brasil.” Afirmou o presidente da CBT.
Paulo Maciel, Presidente do Comitê Brasileiro de Clubes, comemorou o sucesso da parceria entre as entidades e projetou um 2026 ainda mais positivo. "Vivemos em 2025 o melhor momento da parceria entre CBC e CBT. Acertamos em cheio no formato do CBI - Circuito Nacional Infantojuvenil, que trouxe muito mais competitividade ao pontuar tanto para os atletas quanto para os Clubes. Esse engajamento, somado ao nosso apoio logístico e ao sucesso do Interclubes em dezembro, gerou grandes resultados para o tênis nacional. É a universalização do esporte acontecendo na prática, e para 2026 a meta é superar essas marcas, com mais atletas competindo e um nível técnico ainda mais alto." Afirmou Maciel.
Benefícios aos atletas valorizam desempenho esportivo
O Circuito Nacional CBT Infantojuvenil 2026 também contará com uma série de benefícios aos atletas. Através de iniciativas que integram o Programa de Desenvolvimento do Tênis Brasileiro, os finalistas das etapas receberão benefícios que ampliam suas oportunidades de participação em competições nacionais e internacionais.
Confira os benefícios destinados aos finalistas da 1ª Etapa, em Belém (PA):
Categoria 12 anos – Masculino e Feminino
Campeão / Campeã
Wild Card para o Cosat G3 Curitiba
Vice-campeão / Vice-campeã
Wild Card para o Cosat G3 Londrina
Categorias 14 e 16 anos – Masculino e Feminino
Campeão / Campeã
Wild Card para a Chave Principal (MD) do Cosat G1 Banana Bowl
Wild Card para o Qualifying do Cosat G1 Brasil Juniors Cup
Vice-campeão / Vice-campeã
Wild Card para a Chave Principal (MD) do Cosat G1 Brasil Juniors Cup
Wild Card para o Qualifying do Cosat G1 Banana Bowl
Categoria 18 anos – Masculino e Feminino
Campeão / Campeã
Wild Card para a Chave Principal (MD) do ITF J500 Banana Bowl
Wild Card para o Qualifying do ITF J300 Brasil Juniors Cup
Vice-campeão / Vice-campeã
Wild Card para a Chave Principal (MD) do ITF J300 Brasil Juniors Cup
Wild Card para o Qualifying do ITF J500 Banana Bowl
A divulgação dos benefícios das demais etapas do circuito será realizada em breve pela CBT.
