Goiás conquista o tricampeonato da Copa das Federações de TCR

Na decisão da categoria Masculino A, Goiás venceu o Rio Grande do Sul e garantiu o terceiro título da competição

São Paulo (SP) – A Federação Goiana de Tênis conquistou, nesta quinta-feira (18), o tricampeonato da Copa das Federações de Tênis em Cadeira de Rodas (TCR), repetindo as conquistas de 2022, 2024 e 2025, e somando 40 pontos na classificação geral. O Rio de Janeiro ficou com o vice-campeonato, com 24 pontos, seguido do Espírito Santo, também com 24 pontos. A equipe carioca assegurou a segunda colocação no critério de desempate, por ter conquistado o título da categoria Quad.

A definição do título aconteceu no Centro de Treinamento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), na capital paulista, com a final da categoria Masculino A. Goiás e Rio Grande do Sul protagonizaram um confronto equilibrado e decidido ponto a ponto, com a equipe goiana levando a melhor no super tie-break e vencendo o duelo por 2 a 1.

“Nosso objetivo é sempre vir para a Copa das Federações para vencer. Começamos a competição com o título da categoria Feminino e sabíamos que a vitória no Masculino A seria fundamental para buscar o título geral. Foi um confronto decisivo, muito equilibrado, e estamos extremamente felizes com esse tricampeonato”, afirmou Lázaro Ferreira, capitão da equipe goiana.

O presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), Alexandre Farias, acompanhou as partidas decisivas e participou da cerimônia de premiação, ao lado de Yohansson Ferreira, vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), e de Jesus Tajra, coordenador de Tênis em Cadeira de Rodas da CBT.

“A Copa das Federações de Tênis em Cadeira de Rodas encerra o calendário de torneios de 2025. Foi um evento maravilhoso, com a participação de 76 atletas de 16 federações estaduais, reunidos entre os dias 8 e 18 de dezembro, disputando diversas categorias. Foi um ano muito especial para o tênis em cadeira de rodas: alcançamos o 5º lugar no Mundial da modalidade, fomos vice-campeões na categoria Quad e ainda temos muito a evoluir, sempre buscando um objetivo maior, que é o fortalecimento e o cuidado com esses atletas”, destacou Alexandre Farias.

Classificação final:

Júnior

1º Rio de Janeiro

2º Minas Gerais

3º São Paulo

Feminino

1º Goiás

2º Espírito Santo

3º São Paulo

Masculino A

1º Goiás

2º Rio Grande do Sul

3º Santa Catarina

Masculino B

1º Rio Grande do Norte

2º Ceará

3º Rondônia

Quad

1º Rio de Janeiro

2º Tocantins

 

Classificação Geral:

1º Goiás – 40 pontos

2º Rio de Janeiro – 24 pontos

3º Espírito Santo – 24 pontos

4º Rio Grande do Sul – 16 pontos

5º Tocantins – 16 pontos

6º Ceará – 16 pontos

7º São Paulo – 14 pontos

8º Santa Catarina – 12 pontos

9º Minas Gerais – 10 pontos

10º Rio Grande do Norte – 8 pontos

11º Rondônia – 6 pontos

12º Paraíba – 3 pontos

13º Distrito Federal – 2 pontos

14º Paraná – 2 pontos

15º Roraima – 1 ponto

16º Sergipe – 1 ponto