Treinadores do Sul e Sudeste participam de Cursos de Capacitação da CBT
Florianópolis (SC) - No mês de fevereiro, treinadores de tênis das regiões Sul e Sudeste do Brasil, tiveram a oportunidade de realizar cursos do Departamento de Capacitação da Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Os eventos foram realizados em Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP), reunindo diversos profissionais que estão em busca de conhecimento e de melhorar ainda mais a qualidade das aulas oferecidas para seus alunos.
Finalizando a sequência dos Módulos equivalentes ao Nível 2 ITF, na capital Paulista, entre os dias 1 e 9 de fevereiro de 2025, o Play Tennis (Morumbi) recebeu dezenas de treinadores para três importantes módulos de capacitação, liderados pelos capacitadores Eduardo Figueiredo (Módulos F e G) e Beatriz Cecato (Módulo G). Confira abaixo os destaques de cada curso:
Módulo F - Planejamento da Carreira e Desenvolvimento do Jogador
Este curso trouxe uma abordagem completa sobre o desenvolvimento do jogador em diferentes etapas e idades. Entre os temas abordados, destacam-se: como analisar o jogador e definir objetivos; planificação do treinamento e periodização; e estruturação de exercícios e sessão de treinamento.
Módulo G - Preparação Física e Acompanhamento em Torneios
Este módulo aprofundou-se na preparação física e acompanhamento do atleta dentro e fora das quadras. Foram trabalhados tópicos essenciais como: demandas energéticas do tênis e treinamento físico específico; nutrição para tenistas e prevenção de lesões; e treinamento mental: concentração, motivação, controle emocional e confiança.
Módulo D - Metodologia do Ensino e Estratégia de Jogo
Neste curso o foco foi no ensino do tênis e na análise estratégica do jogo, contemplando a comunicação com o jogador e etapas do processo de aprendizagem; como jogar contra diferentes estilos de jogo e exercícios táticos; e antecipação, jogo de porcentagens e análise tática de partidas.
Já os treinadores de Porto Alegre (RS) e região metropolitana, receberam o combo de dois cursos de capacitação, realizados no Dietze Tennis (Clube Farrapos) entre os dias 22 e 23 de fevereiro, sob a condução dos capacitadores Caio Cortela e Matheus Wagner.
No curso “Estruturando uma sessão por meio de jogos”, os treinadores exploraram o tênis como uma modalidade de habilidades abertas, compreendendo as implicações desse conceito para a prática. A partir disso, foram apresentadas diferentes abordagens para a elaboração de tarefas representativas, tornando as sessões de treino mais eficazes e engajadoras. Já o segundo curso, com foco no “Planejamento de Aulas e Treinos através das Táticas Básicas" deu continuidade ao processo de aprimoramento da competência de planejamento dos treinadores, conectando os objetivos do treino ao modelo de estruturação e seleção de tarefas. Esse conteúdo complementou os conceitos abordados no curso anterior, proporcionando um aprendizado integrado e aplicável ao dia a dia dos treinadores.
A recepção dos cursos, em ambas as regiões, foi extremamente positiva pelos treinadores, que destacaram a aplicabilidade dos conteúdos e a qualidade da abordagem prática proposta pelos capacitadores. A troca de experiências, o aprofundamento teórico, assim como, ambiente de aprendizado dinâmico e interativo, elevou ainda mais o nível de conhecimento e prática dos treinadores presentes.
