Brasileiros avançam às semifinais da Copa COSAT 14 anos em Bragança Paulista (SP)

Maria Eduarda dos Santos, Henrique Vialle, Livas Damazio e Thiago Santana buscam vaga na final, nesta sexta-feira

Bragança Paulista (SP) – Foram definidas, nesta quinta-feira (25), as semifinais da Copa COSAT 14 anos. E o Brasil terá, nesta sexta-feira (26), quatro brasileiros buscando a vaga para a final do torneio, o único do continente realizado na grama, na HWT Sports Academy, em Bragança Paulista (SP).

As semifinais terão um gostinho de final, já que os finalistas das chaves masculina e feminina se classificam para o The U14 Championships, torneio de 14 anos disputado paralelamente à segunda semana de Wimbledon, com todas as despesas pagas pela Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT) e pela organização de Wimbledon.

Pelas quartas de final da chave feminina, a catarinense Maria Eduarda dos Santos e a paulista Nathalia Tourinho, respectivamente números 4 e 5 do ranking sul-americano da categoria, fizeram um duelo 100% nacional. Depois de um primeiro set bem disputado, que só foi definido no tiebreak, Duda aproveitou a instabilidade da adversária e amiga para fechar a partida em 7/6 6/1.

“Nós começamos a partida muito tensas porque somos bem amigas. Ela teve 4/5 e 5/6, mas consegui buscar e ganhar o set. Depois, no segundo set, ela perdeu um pouco a cabeça e eu acabei vencendo”, contou Duda, que agora enfrenta a Paraguai Zoe Doldán, 2ª do ranking. “É uma adversária bem dura, mas eu já ganhei dela na Brasil Juniors Cup, então estou firme para vencer ela de novo”, completou.

Na chave masculina, o paranaense Henrique Vialle e o paulista Antonio Marques, número 2 e 6 do ranking, também protagonizaram um confronto nacional, com vitória de Vialle, por 6/3 7/5. “Foi um jogo duro, contra um companheiro de equipe e amigo”, contou ele, que mais uma vez terá um brasileiro pela frente, o mato-grossense Livas Damazio, 3º, que passou pelo peruano Angel Moncada, por 6/1 7/6.

Já o paulista Thiago Santana, 8º, derrotou o chileno Max Becerra, 9º, por 6/2 7/5, e irá enfrentar na semifinal o argentino Demián Luna, número 1 do ranking.

O presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e da Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), Rafael Westrupp, esteve em Bragança Paulista, acompanhando o torneio.

“É uma honra poder estar aqui pelo terceiro ano seguido, nesse torneio incrível, uma Disneylândia do tênis. A CBT, nesse convênio com Wimbledon, completa três torneios de Grand Slam juvenil sendo realizados no Brasil, extensivo à América do Sul, possibilitando um intercâmbio de informações e conhecimentos entre jogadores e treinadores. Fica um agradecimento à Federação Paulista de Tênis e à HWT Sports, que tão bem recebem essa grande iniciativa da CBT em parceria com a COSAT”, destacou Westrupp.

Resultados das quartas de final:

Maria Eduarda Dos Santos (BRA) d. Nathalia Tourinho (BRA) – 7/6 6/1

Zoe Doldán (PAR) d. Valeria Alcaraz (PAR) – 6/1 2/1 - ret

María Fernanda Poma (PER) d. Sofía Paredes (CHI) – 6/1 6/1

Claudia Chacón (VEN) d. Luciana Luna (PER) – 0/6 6/2 6/3

Livas Damazio (BRA) d. Angel Moncada (PER) – 6/1 7/6

Thiago Santana (BRA) d. Max Becerra (CHI) – 6/2 7/5

Demián Luna (ARG) d. Máximo Cataldi (ARG) – 6/2 6/3

Henrique Vialle (BRA) d. Antonio Marques (BRA) – 6/3 7/5

Programação das semifinais nesta sexta-feira (26):

10h

Maria Eduarda Santos (BRA) vs. Zoe Doldán (PAR)

Claudia Chacón (VEN) vs. María Fernanda Poma (PER)

A seguir

Livas Damazio (BRA) vs. Henrique Vialle (BRA)

Demián Luna (ARG) vs. Thiago Santana (BRA)

A Copa COSAT 14 anos é um torneio da Confederação Sul-Americana de Tênis (COSAT), organizado e promovido pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT). Patrocínio máster do Banco BRB e patrocínio da ENGIE Energia Brasil. Apoio: Federação Internacional de Tênis, Federação Paulista de Tênis, HWT Sports Academy e Comitê Olímpico do Brasil.

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do Banco BRB - Patrocinador Máster do Tênis do Brasil – e da ENGIE Brasil Energia. Copatrocínios de Wilson, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

  Gabriel Catarina/CBT