Nº 1 do mundo juvenil brilha e acaba com invencibilidade de favoritos Baran e Cappelletti no BT400 de Petrolina (PE)

Dupla de gaúcho Felipe Loch com italiano Luca Andreolini derrubou parceria que vinha de 12 vitórias seguidas. No feminino, dupla campeã mundial foi derrotada nas quartas . Semifinais acontecem neste

Petrolina (PE) – Foram definidas, na noite desta sexta-feira, as semifinais do BT 400 do EMS Open de Beach Tennis, inédito torneio em Pernambuco, jogado em Petrolina (PE) no River Shopping. A competição é uma das maiores do mundo com cerca de mil atletas de dez países. No profissional são 470 pontos para cada dupla campeã do evento que distribui US$ 35 mil (R$ 175 mil) em premiação.

A estrela da noite foi a dupla do número 1 do mundo juvenil, o gaúcho Felipe Loch, de 17 anos, 49º do mundo no profissional, com o italiano Luca Andreolini, de 20 anos. Eles derrubaram, em uma quadra central lotada, a parceria do catarinense André Baran e do italiano Michele Cappelletti, parceria segunda favorita que vinha de 12 vitórias seguidas, sendo dois títulos consecutivos em Riberão Preto (SP) e Marechal Deodoro. Eles marcaram 6/2 3/6 10/5 e levaram o público ao delírio.

"Muita felicidade, estamos muito gratos com essa situação, entendemos que é fruto do nosso trabalho, primeiro torneio juntos, estamos tentando construir uma dupla também para o próximo torneio, agradecemos o apoio da torcida. É a nova geração chegando, eu com 17, Luca com 20 e vamos com tudo", comemorou Loch: "Eles são a segunda melhor dupla do mundo, o jogo foi 100% mental . Entramos muito firmes no primeiro set, baixamos no segundo . No terceiro abrimos uma boa vantagem, eu estava chamando a torcida".

Agora os jovens tentarão destronar outra dupla favorita, a do espanhol Antomi Ramos,bicampeão mundial e atual 5º do mundo, e de Hugo Russo, 10º colocado, que passou por Gabriel Santos e Gustavo Russo por 6/3 6/2: "É a terceira melhor dupla do mundo. Dupla muito forte, mas com certeza vamos entrar sem pressão", completou Felipe.

Hugo destacou o fato de jogar contra seu irmão Gustavo nas quartas de final: "Quando ganha é uma delícia, problema é se perde (risos). É difícil porque é família, mas é profissionalismo, vou sempre dar meu melhor por ser meu adversário, é a segunda vez que me encontro com eles nas quartas. Estou feliz pela vitória e por ele que fez uma boa campanha", disse.

A outra semifinal será entre a dupla campeã do mundo de Mattia Spoto, da Itália, e Nicolas Gianotti, da França, que passaram por 6/0 6/4 contra Thales Santos/Luca Cramarossa (BRA/ITA) e a dupla venezuelana de Ramon Guedez/Carlos Vigon que marcou 6/2 6/3 sobre os brasileiros Allan Oliveira/Leonardo Branco.

O Brasil está na briga por títulos também entre as mulheres. A paranaense Vitória Marchezini, 5ª do mundo e jovem de 18 anos, e a paulista Sophia Chow, 6ª, superaram nas quartas de final um difícil compromisso diante da espanhola Ariadna Graell e a italiana Elena Francesconi por 7/5 4/6 10/7. Elas irão enfrentar a dupla campeã da semana passada de Ribeirão Preto (SP), das italianas Flaminia Daina e Nicole Nobile, cabeças de chave 2 do evento.

"Começamos com dificuldades nos sets, achando alguns caminhos. Sabíamos que teríamos um jogo jogo, teve muitos momentos de altos e baixos", disse Chow: "Foi um jogo muito duro, esse é o Beach Tennis. Buscamos o primeiro set e no super tie-break estávamos com tanta vontade e foi um alívio depois de perdemos cedo nos últimos dois torneios", completou Marchezini.

A surpresa no feminino foi e eliminação da dupla campeã mundial e número 1 do mundo da paranaense Rafaella Miiller e da venezuelana Patrícia Diaz diante das italianas Sofia Cimatti e Greta Giusti pelo placar de 6/4 7/5: "Foi um jogaço, entramos na quadra muito focadas então conseguimos fazer o que combinamos. Chegou o resultado que a gente precisava. Estamos conseguindo encontrar o caminho certo", disse Cimatti. Elas terão confronto italiano diante das bicampeãs mundiais de 2021 e 2022, Giulia Gasparri e Ninny Valentini.

As semifinais começam a partir das 15h de forma simultânea na quadra central e na quadra 1 no feminino e depois no masculino. A ESPN 3 transmite os jogos da quadra central sendo duas semis e as finais marcadas para 19h30 no feminino e logo na sequência no masculino. Os jogos também serão mostrados no canal PlayBT no Youtube.

Confira a Programação deste Sábado:

Quadra Central

15h - Sophia CHOW (BRA) / Vitoria MARCHEZINI (BRA) [3] vs. Flaminia DAINA (ITA) [2] / Nicole NOBILE (ITA)

A Seguir - Hugo PARONETTO RUSSO (BRA) / Antonio Miguel RAMOS VIERA (ESP) [3] vs. Luca ANDREOLINI (ITA) / Felipe COGO LOCH (BRA)

19h30 - Final Feminina

A Seguir - Final Masculina

Quadra 1

15h - Sofia CIMATTI (ITA) / Greta GIUSTI (ITA) [5] vs. Giulia GASPARRI (ITA) [4] / Ninny VALENTINI (ITA)

A Seguir - Nicolas GIANOTTI (FRA) / Mattia SPOTO (ITA) [1] vs. Ramon GUEDEZ (VEN) [4] / Carlos VIGON (VEN)

Programação Prévia:*

20/04 - Sábado - A partir das 15h - Semis - Finais a partir das 19h30

21/04 - Domingo - A partir das 10h - Torneio BT 10 com decisões no final do dia

* sujeita a alterações

A Confederação Brasileira de Tênis tem o patrocínio do Banco BRB - Patrocinador Máster do Tênis do Brasil – e da ENGIE Brasil Energia. Copatrocínios de Wilson, Kallas Mídia OOH, Unicesumar, Playpiso e Maniacs Roupas Esportivas. Apoio do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).